Esse assunto é sempre muito delicado quando abordado em locais onde as pessoas não aceitam pontos de vista que divergem do senso comum.
Falar sobre uma mudança alimentar com pessoas que estão muito bem acomodadas com a forma como se alimentam é inútil. Ou você já viu a teimosia mudar de opinião com argumentos válidos?
É por isso que eu não sou militante do veganismo, aliás, nem gosto desse rótulo, porque ele é muito estigmatizado e prefiro dizer que sou vegetariana, que tem menos peso.
Por vezes, por pura preguiça e cansaço, eu digo que tenho alergia a comer animais e derivados, assim nem preciso entrar em detalhes sobre os meus motivos de ter adotado uma alimentação que não inclui animais no cardápio.
“Por quê você não quer comer essa torta de frango? Mas nem ovo? Nem peixe?”
Pois é… Tenho alergia, passo mal. E, assim, como qualquer outra coisa (se tiver).
Incrivelmente as pessoas aceitam melhor quando você diz que tem alergia do que quando você diz que é uma escolha. Estranho, mas é real – essa teoria já foi testada várias vezes.
Mas sabe, o motivo desse meu texto nem é pra ficar falando sobre isso. Eu só queria mesmo dar um help a quem quer fazer essa transição de ir tirando os animais do prato. Por amor ao planeta, por amor ao bichinhos, por consciência mesmo.
Eu gosto de pessoas que compreendem que é necessário pensar sobre o direito de os animais terem uma vida digna. Que não banalizam a existência deles como se fossem seres que estão aqui na Terra apenas para servir aos homens em sua ganância insaciável.
Mesmo que ainda se alimentem, aqui e acolá, de animais. Sim, isso mesmo.
Fazer uma transição abrupta pode ser desastroso, então eu não recomendaria a ninguém fazer isso. O ideal é ter os pés no chão e começar parando com a carne pelo menos um dia por semana (Segunda sem carne).
E tão importante quanto a decisão de ir diminuindo a ingestão de carne, é estar perto de pessoas que fizeram a mesma escolha. Pode ser muito solitário assumir esse caminho. Falo por mim… Quase sempre eu sou a única pessoa vegetariana nos locais onde vou. Sem mencionar que em muitos restaurantes as alternativas alimentares são bem escassas – o que pode ser frustrante.
E é pensando nisso que eu fiz uma listinha (que eventualmente vou atualizando) com canais para você conhecer e aprender mais sobre esse universo vegano. São canais de receitas e conteúdos para expandir sua visão. Muito do que você acredita sobre alimentação está errado, e você precisa se informar com fontes que não lucram nada com sua ignorância.
Ou você acha que a indústria agropecuária não patrocina “matérias jornalísticas” para desinformar as pessoas sobre a “necessidade de leite animal para a obtenção do cálcio”? Ou, pior, “a necessidade do consumo de carne para a obtenção de proteína?” – Tem um documentário irretocável sobre esse tema, que se chama “Dieta de Gladiadores“, recomendo assistir para você se convencer do que estou falando. Procure na Netflix, foi por lá que assisti.
Entonces, vamos à listinha com meus canais recomendados!
Existem muitos outros canais, faça sua indicação para eu conhecer e adicionar na lista também. =)
Deixe seu amor nos comentários. <3