Música

Musicoterapia

Escrito por Ysa Nuit

Você consegue imaginar alguém que não goste de música? É difícil conceber que exista alguém assim, até porque existem tantos estilos musicais que naturalmente acreditamos que algum vai ser agradável até aos mais exigentes ouvintes.

Entretanto, pessoas que não gostam de música existem sim. A Universidade de Barcelona tem feito uma pesquisa para mapear esse pessoal que apresenta a Anedonia Musical Específica: incapacidade de sentir prazer com qualquer tipo de música.  Os resultados iniciais demonstraram que os portadores dessa condição sentem prazer com diversos outros estímulos, mas se mostram completamente insensíveis aos mais variados estilos musicais; não existe emoção, muito pelo contrário.

Enquanto esse estudo investiga as causas para a Anedonia Musical, a grande maioria das pessoas é absolutamente apaixonada por música e utiliza essa arte como recurso terapêutico. Quem não tem uma canção chave que aciona nossa vontade de chorar ou dançar? Quem nunca ouviu a mesma melodia repetidamente no mesmo dia, até se cansar? Quem nunca cantou sob o chuveiro e deu seu show?

A música nos acompanha desde cedo, com as clássicas canções de ninar e, mais recentemente, com a indústria infantil produzindo melodias repetitivas que as crianças tanto adoram. Muitos comerciais marcaram gerações com seus jingles criativos! Podemos até esquecer de datas importantes, mas jamais apagamos de nossa memória as famosas músicas-chiclete.E tudo isso por quê? Porque a música é uma excelente ferramenta de memorização! Se você criar músicas para lembrar-se de eventos importantes, terá mais facilidade para acessar esses dados. Tanto é assim que vítimas de AVC, inúmeras vezes, são acometidos de amnésia e, no entanto, conseguem recordar músicas que cantavam antes do acidente.

Se a música tem um papel tão importante em nossas vidas, é claro que ela será um assunto por aqui. Em nossos próximos artigos nessa Categoria, traremos indicações de músicas e falaremos sobre os sentimentos que elas nos despertam. Queremos compartilhar melodias que nos impulsionem a sair do marasmo, mas também queremos discutir sobre as letras de algumas que não sejam necessariamente felizes. Na mesma linha, queremos que vocês, leitores, compartilhem conosco suas sugestões, vamos trocar figurinhas. ^-^

Aproveito esse momento para recomendar que escutem uma melodia que já devo tê-la escutado mais de 300 vezes! Ela me harmoniza e emociona. Você também tem uma música que mexe tanto assim com você?

Sobre a Autora

Ysa Nuit

Terapeuta Transpessoal, Taróloga e professora de Tarot.