Pra quê serve a Arte? De acordo com minhas pesquisas, não existe um fim objetivo para a arte, sua conceituação é muito subjetiva.
Alguns poderiam dizer que ela serve para enfeitar o mundo, mas nós temos diversos exemplos de trabalhos artísticos que mais chocaram do que embelezaram.
Talvez possamos arriscar que a arte é uma mensageira, ela existe para transmitir alguma reflexão cujo autor planejou. E aquelas artes abstratas, que cada um interpreta de um jeito particular? Qual seria a mensagem dela? Como se vê, é bem difícil definir algo tão vasto.
Mas minha proposta aqui não é fazer isso, porém, quis trazer essa provocação porque muitas vezes me senti completamente atraída para o mundo das artes e me recusei a seguir esse chamado, justamente por não saber o que fazer com o fruto dele.
Eu amo cores, desenhos, texturas e a infinitude de possibilidades que a Arte oferece, então por que não me entrego a essa paixão de uma vez por todas? Justamente por acreditar que o que estou fazendo precisa ter uma utilidade, e se eu não consigo vislumbrar essa finalidade, acabo paralisada. Tem ainda outro fator: eu me considero muito pouco habilidosa enquanto artista.
Ou seja, estamos diante de um conflito:
De um lado, o desejo de brincar com as cores. Do outro, a autocrítica e a pergunta fatal: pra quê fazer tudo isso? Ah, ainda vem a cereja do bolo: sou péssima nisso – porque é claro que tinha que vir um julgamento autodepreciativo, não é mesmo? O combo do nosso Eu Inferior.
Pergunte a qualquer artista qual é seu sonho e a resposta provavelmente será: viver da própria arte. Tem uma série de vídeos no Youtube mostrando os tipos de artes que mais vendem, então não basta fazer qualquer trabalho, tem que ser aquele que alguém se interesse em comprar.
Então, minhas caras e caros leitores, tenho uma sugestão: que tal pararmos de perder nosso tempo procurando uma razão aceitável para abraçar nosso sonho de fazer arte?
Não podemos simplesmente fazer porque temos vontade, porque queremos nos experimentar, porque queremos nos divertir? É claro que sim!
Esse é meu gesto de contribuição para a energia planetária, me faz um bem danado pensar que com a minha alegria eu estou harmonizando meu campo e, em consequência, beneficiando o campo planetário. Porque é exatamente isso que estou fazendo quando me permito ser criativa e dou espaço para minha criança brincar.
Mas essa criança é bem exigente, não vou mentir pra vocês… Ela adora se comparar, e sempre se diminui achando que não é boa o bastante. Então eu aproveito a oportunidade em que essas características vêm à tona para poder me observar e trabalhar essa autocobrança em meu processo terapêutico.
No fim das contas, a Arte acaba sendo muito útil, percebem? Muitas vezes, o resultado dela é o que menos importa. É muito mais o que ela desperta enquanto está em processo de produção.
O que desabrocha em você quando começa a brincar de artista? Abaixo vou colocar algumas sugestões de livros e materiais que você pode adquirir para resgatar seu artista interior!
_______________________________________________________
Quer despertar sua criatividade? Recomendo demais este livro “O Caminho do Artista” – Desperte o seu potencial criativo e rompa seus bloqueios
Quer pintar mandalas e flores e relaxar? Aqui tem uma boa opção pra você!
Se deseja apenas Mandalas, então sugiro esse link: aqui são 50 Mandalas pra colorir!
E aqui neste link você encontra um super kit de lápis de cor!
Eu amo aquarela! Se você também ama ou se está querendo começar, veja tutoriais no Youtube, tem muita gente boa ensinando por lá (Mika e Juliana Rabelo são minhas favoritas). Os materiais que uso para fazer minhas aquarelas vou colocar a seguir, se você quer iniciar nesse caminho tão lindo:
- Papel de Aquarela Canson (claro que tem melhores, mas este é bem em conta, e é o que uso, garanto que é bom)
- Aquarela Pentel 15 cores (tem uma opção escolar que é mais barata e eu já tive, mas essa vale mais a pena, eu já tive a outra e achei a embalagem bem ruim. Essa compensa mais!)
- Aquarela Pentel 24 cores (qualidade igual ao link anterior, apenas com mais opções de cores)
- Lápis de cor aquarelável da Faber-Castell (uma opção muito boa para pintar mandalas, o efeito fica lindo! Lembre de não molhar o lápis, viu? Tem que usar o pincel que vem na caixinha, dar uma leve umedecida nele e passar por cima do que você pintou com o lápis)
- Pinceis para aquarela Faber-Castell (eu gosto bastante, porque além de acessíveis, são realmente muito funcionais)
- Pincel com reservatório de água (não curto muito as cerdas dele, mas quando o recebi em casa percebi uma ótima função para ele: conta-gotas! Por isso o recomendo aqui)
- Pinceis para Aquarela Keramik (se você tem condições de adquirir um kit com mais qualidade, indico este)
- Godê com tampa (para fazer suas misturinhas e também para guardar aquarelas em pastilha)
- Godê simples sem tampa (muito útil também e super baratinho)
- Pincel tamanho 10 Premium (melhor pincel que já usei)
- Aquarela Cotman – uma das mais tops do mercado (pra quem é herdeiro e está com condições de fazer essa extravagância)
Bom, por enquanto são essas as minhas recomendações, se tiver outras, comenta aqui embaixo!
OBS: receberei uma comissão simbólica caso você adquira quaisquer produtos pelos links acima. =)