Para quem nunca ouviu falar em Radiestesia, essa palavra não dá qualquer pista do seu significado.
Traduzindo em miúdos, Radiestesia é a sensibilidade às radiações.
Embora seja tão antiga a ponto de ter sido encontrada referência a ela em artes rupestres no Peru, chegou ao Brasil apenas no início do século XX.
Os Franciscanos teriam sido os responsáveis por utilizá-la como recurso de diagnóstico na região do Mato Grosso.
Pra mim faz bastante sentido essa conexão com a igreja católica, uma vez que, quando eu morava em Fortaleza, conheci uma freira, devota de Santa Teresa, que era uma grande radiestesista.
Ela fazia detecção de energias desqualificadas nas casas de seus clientes, indicando quais objetos tinham uma aura triste ou negativa, indicando a limpeza ou mesmo a remoção dos ditos objetos.
Adorava ouvir suas histórias quando fiz um curso em que ela foi uma das ministrantes (Psicologia Transpessoal, em 2019 e 2020).
Ela chegou a fundar um espaço holístico chamado Teresa de Jesus (está em funcionamento até hoje, apesar de alguns irmãos católicos não entenderem totalmente esse trabalho).
É no mínimo curiosa a relação de técnicas holísticas com as práticas condenadas à fogueira na Idade Média. Mas vou deixar essa polêmica pra outra hora.
Voltando a falar sobre a Radiestesia…
Usa-se um pêndulo para fazer a detecção das energias. Esse pêndulo pode ser de madeira, de cobre, de metal, com orgonite e até de cristal.
Eu tenho preferência pelos pêndulos de madeira com um lastro de chumbo. Mas os de metal também são ótimos.
Só não curto muito os de cristal…. São mais frágeis.
Quando um pêndulo de cristal se quebra, você deve deixar de usá-lo. Coloque-o num vaso de planta ou enterre junto à natureza, assim o cristal retorna ao seu lugar de origem.
No processo de aprendizagem da Radiestesia, você vai descobrir de que maneira ele responde com um SIM (geralmente girando em sentido horário) e com um NÃO (giro no sentido anti-horário).
O ideal é que você faça um curso de Radiestesia para entender o funcionamento do pêndulo, mas não é nem um bicho de sete cabeças.
Em meu curso de Terapia Criativa Transpessoal, eu ensino como usar o pêndulo para fazer limpeza de ambientes e também dos chakras, em atendimentos terapêuticos.
Prometi aos meus alunos que iria disponibilizar uma listinha com algumas recomendações de pêndulos, então vou fazer aqui:
- Pêndulo de madeira com lastro de cobre (esse é POWER)
- Pêndulo de madeira indiano (sem lastro)
- Pêndulo de prata
- Pêndulo de metal com testemunho *
- Sugestão de livro de estudos sobre Radiestesia
* Pêndulo com testemunho: ele vem com uma tampinha rosqueável. Quando você abre tem um pequeno orifício para você inserir algo de referência àquilo que você está buscando. Esse é um tipo de conhecimento mais avançado, por isso coloquei na listinha a sugestão de um livro que aborda a esse respeito. Mas só pra não ficar esse mistério, a radiestesia tem como uma de sua funções encontrar objetos perdidos, encontrar fontes de água e até mesmo pessoas desaparecidas. O testemunho fica como um pêndulo mais preparado para esse tipo de função. No entanto, você também pode usá-lo para outras finalidades. Eu mesma tenho um pêndulo igual a esse do link e nunca coloquei nada lá dentro para fazer meus estudos e pesquisas, sempre o utilizei como um pêndulo técnico (normal).
Esse é um universo fascinante. Caso a Radiestesia te chame, jogue-se! É um conhecimento valioso!